Instituto Pensar - Contas suspeitas postam em defesa de Trump e Bolsonaro no Twitter

Contas suspeitas postam em defesa de Trump e Bolsonaro no Twitter

por: Igor Tarcízio 


Maioria dos perfis que manifestam apoio aos dois presidentes é considerada ‘problemática’ pela plataforma Bot Sentinel

Presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro durante jantar em Mar-a-Lago (Imagem: JIM WATSON / AFP)

Contas suspeitas do Twitter classificadas como "problemáticas” ou "perturbadoras” pela plataforma Bot Sentinel estão publicando simultaneamente sobre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e do Brasil, Jair Bolsonaro. O fato chamou a atenção de Christopher Bouzy, criador da plataforma, paia quem firmas nos EUA estão sendo contratadas pai a impulsionar esse tipo de conteúdo. 

Bot Sentinel – empresa americana especializada em rastrear contas não autênticas no Twitter -, classifica os perfis em quatro categorias: normais, satisfatórios, perturbadores e problemáticos – as duas últimas com mais chances de serem inautênticas.

"Isso é um pouco estranho”, diz Bouzy. "Não porque elas estejam tuitando sobre Trump e Bolsonaro, mas pelo que estão enfatizando, sobre o que estão tuitando. Elas estão promovendo teorias da conspiração sobre o Black Li ves Matter ou sobre a Covid-19. E elas estão promovendo conteúdo que você vê ser promovido pela extrema-direita aqui nos EUA.”

Bouzy cita exemplos de contas que considera suspeitas: as problemáticas @trump_jair, @carla_p_sival, @brasil_ex-presso e @alexglockbarrel, ou as perturbadoras @AiDani_, @Joaob21 e @QObvio. Essas contas alternam postagens a favor de Bolsonaro e Trump, utilizando hashtags de apoio aos dois presidentes, como #MAGA, #TeichLiberaCloroquina e #ObamaGate.

Conspirações importadas

Alguns perfis impulsionam teorias da conspiração criadas nos EUA e que tentam ganhar tração no Brasil, como o QA-non-suposto plano secreto contra Trump e seus seguidores-, impulsionado pela conta pró-Bolsonaro @Fernan-doPclinea com as hashtags #QArmy, #Qanone #QAnon-BR. Especialistas em desinformação ressaltam que há enorme convergência entre a direita no Brasil e nos EUA e que há contas legítimas publicando nas duas línguas.

Segundo o Bot Sentinel, a classificação como problemática ou perturbadora não quer dizer que as contas são robôs, programadas para postarem sozinhas sem o gerenciamento humano. Para Bouzy, apenas 20% das contas inautênticas têm essas características. O resto são contas falsas, geralmente controladas por uma pessoa que gerencia dúzias de perfis.

Com informações do jornal O Globo.




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: